quinta-feira, 25 de março de 2010

Sonho ou Realidade?

Sonho ou Realidade?
Combate ao Desperdício é possível.

 Para não ver o lucro escoar pelo ralo do desperdício, a saída é conhecer cada processo do Serviço de Alimentação para detectar as causas, que, no geral, são sempre as mesmas: desatenção, desconhecimento, desleixo e falta de iniciativa.
Favorecem ao desperdício:
Manipulação nas áreas de pré-preparo e preparo sem os devidos cuidados.
Falta de conhecimento de técnicas corretas de preparo dos alimentos.
Abastecimento inadequado.
Reposição sem planejamento.
Controle de giro de estoque.
Más condições de armazenamento.
Qualidade de matéria-prima, quando abaixo do padrão desejado.
Departamento de compra mal estruturado.
Falta de criatividade

Neste contexto, perder é um problema final de um processo que envolve,recrutamento, treinamento dequado de funcionários e gestão eficiente de recursos.
Planejar mal as quantidades necessárias para o dia-a-dia também traz conseqüências ruins, pois resulta em falta ou sobra de mercadorias. No caso de falta, o desperdício será de perda da oportunidade de vendas.
No caso de sobra, é perda de mercadoria. Um conceito inovador e que pode motivar os funcionários a colaborar com a economia de recursos é o chamado Rastreador de Perdas. É preciso implantar e trabalhar com melhores práticas e padrões de processos em Serviços de Alimentação, só assim haverá um real combate ao desperdício.

Em breve mais informações sobre a 7ª Edição do Curso de Gerenciamento de Custos em Alimentação !

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